PROJETO
O projeto arquitetônico foi proposto conforme as boas práticas de sustentabilidade.
A concepção das formas arquitetônicas foram desenvolvidas para que a área construída pudesse otimizar seu entorno considerando as condições climáticas.
A intensa área verde do local, por não acumular carga térmica, permite que ocorra um acentuado resfriamento durante a noite.
As edificações propostas fazem pleno uso dessa vantagem natural.
A presença dos espelhos d´água favorece a troca de calor nas áreas onde ocorre ventilação natural e mecânica.
As áreas de transparência são protegidas por brises, para que não haja ganho de carga térmica durante o dia. As aberturas projetadas com o intuito de integrar as áreas internas com o paisagismo contam com sombreamento verde, que se utiliza das áreas verdes existente no local para a otimização da carga térmica no interior das casas e apartamentos.
A água é elemento importante tanto no conforto térmico dos edifícios quanto nas áreas abertas, como no reaproveitamento de águas pluviais através do reuso da água de chuva. O escoamento do volume excedente dos espelhos d´água nos dias de chuva, é filtrado e armazenado para futuro uso, em ações onde não é requerida água tratada, como limpeza de áreas comuns e na manutenção de jardins.
Os princípios de eficiência energética abrangem todos os sistemas e especificações com o objetivo de reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil das edificações.